Avaliação acústica, prevista na alínea j) do artigo 15º da Portaria 232/2008, de 11 de março, comprovativa do cumprimento do Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios – RRAE, aprovado pelo D.L. 129/2002, de 11 de maio, e republicado pelo D.L. 96/2008, de 9 de junho.
O objetivo da avaliação acústica é a averiguação de condições de conforto acústico para os ocupantes de acordo com o disposto na legislação.
Metodologias a aplicar na execução dos ensaios:
Ensaio de Fachada
Medição do isolamento sonoro a sons aéreos de fachadas e elementos de fachada e determinação do índice de isolamento sonoro.
Método global com altifalante.
Ensaio de Sons Aéreos
Medição do isolamento sonoro a sons aéreos entre compartimentos e determinação do índice de isolamento sonoro (excetuando o isolamento sonoro padronizado de baixa frequência, em compartimentos de volume inferior a 25m3)
Ensaio de percussão
Medição do isolamento sonoro a sons de percussão de pavimentos e determinação do índice de isolamento sonoro
Ensaio de Medição do Tempo de Reverberação
Medições dos níveis de pressão sonora.
Critério de incomodidade.
Ensaio de níveis de pressão sonora de equipamentos de edifícios
Medição dos níveis de pressão sonora de equipamentos de edifícios. Determinação do nível sonoro do ruído particular
Avaliação acústica, prevista no nº 9 do artigo 13º do D.L. 9/2007, de 17 de janeiro, que aprovou o Regulamento Geral do Ruído – RGR, comprovativa do cumprimento dos valores limite de ruído fixados no nº 1 do artigo 13º do RGR.
Avaliação de ruído que seja causador de desconforto a pessoas na envolvente residencial, com vista à determinação da sua conformidade regulamentar.
Metodologias a aplicar na execução dos ensaios:
Medições dos níveis de pressão sonora
Critério de incomodidade
Verificação de conformidade de observância dos limites fixados no n.º 3 do artigo 11º ou do cumprimento das exceções previstas no n.º 7 do artigo 12º do Regulamento Geral do Ruído, por meio de realização de medições acústicas efetuadas nos termos da alínea a) do numero 4 do mesmo artigo 11º daquele regulamento.
O objetivo deste ensaio é averiguar se um determinado local apresenta condições, em termos de exposição ao ruído, que sejam favoráveis à edificação de imóveis de acordo com as restrições e necessidades de conforto específicas para cada tipo de edificação.
Metodologias a aplicar na execução dos ensaios:
Medição dos níveis de pressão sonora
Nível sonoro médio de longa duração